(DOWNLOAD) "Josué - Filho De Num" by Pastor Geovaldo Barroso " eBook PDF Kindle ePub Free

eBook details
- Title: Josué - Filho De Num
- Author : Pastor Geovaldo Barroso
- Release Date : January 27, 2020
- Genre: Religion & Spirituality,Books,Bible Studies,
- Pages : * pages
- Size : 1178 KB
Description
JOSUĂ Filho de Num GUERREIRO DE DEUS Autor Pastor Geovaldo Barroso Capa: Autor Pois, pela lei se conheceu o pecado, mas atravĂ©s do Evangelho se revelou a verdade. Separando-se os termos perde-se a finalidade do porquĂȘ Deus concedeu essas surpreendentes revelaçÔes da Sua justiça e da graça: Creia! Na paz de Cristo Jesus! ĂNDICE Introdução 03 PrefĂĄcio 04 CapĂtulo â 1 NĂŁo de deixarei â Nem te desampararei! 12 CapĂtulo â 2 ImportĂąncia do Discipulado 23 CapĂtulo â 3 Deus Mudar a HistĂłria 29 CapĂtulo â 4 ImportĂąncia de Confiar em Deus 41 CapĂtulo â 5 JosuĂ© â Guerreiro de Deus 62 CapĂtulo â 6 Resumo das conquistas de JosuĂ© 87 CapĂtulo â 7 Avançando nas promessas de Deus 109 Mensagem 124 Notas 125 Autor 126 INTRODUĂĂO Israel e sua redentora histĂłria O livro de JosuĂ© avança na continuação da histĂłria de Israel começada no Pentateuco, onde revela a fidelidade de Deus, atravĂ©s da Sua aliança estabelecida com os patriarcas, bem como junto Ă nação Israelita, introduzindo as tribos na terra prometida. (JosuĂ© 11.23; 21.43-45) Portanto, a santidade Divina Ă© revista diante do julgamento dos Cananitas, como um povo inĂquo (a santidade de Deus Ă© inegociĂĄvel); mas na Sua insistĂȘncia em que Israel ao fazer esta guerra santa, deixasse de lado qualquer ação de natureza maligna. PorĂ©m, outro aspecto relativo a relacionamento divino com o homem evidenciado no livro Ă© a salvação de Deus. Na verdade, o prĂłprio nome âJosuĂ©â, na sua forma hebraica de Jesus, significa âJeovĂĄ Ă© a salvaçãoâ. Assim, se remonta a redentora histĂłria de Israel. JosuĂ©, adentrando e possuindo a Terra de CanaĂŁ, configura a experiĂȘncia espiritual cristĂŁ de conflito e de vitĂłria, de conquista e de bĂȘnçãos, por meio das esferas celestiais (EfĂ©sios 1.3; 2.6; 6.12), atravĂ©s da eterna glĂłria e da excelsa soberania do Poder de Deus. (EfĂ©sios 1.19-20; 6.10) Porquanto, em (Hebreus 4), enfim, o devido repouso em CanaĂŁ, apĂłs infrutĂferas batalhas no deserto, o que se reflete como uma tipologia presente do repouso espiritual junto a obra consumada de Cristo, pela Sua contĂnua intercessĂŁo para nossa capacitação em derrotar a personalidade egoĂsta e a SatanĂĄs. PREFĂCIO JeovĂĄ Ă© a Salvação JosuĂ©, filho de num, da tribo de Efraim, primeiramente foi chamado de Oshea ou Hoshea, (NĂșmeros 13.16), que significa salvo, um Salvador, ou a salvação; Mas depois, MoisĂ©s, guiado sem dĂșvida, atravĂ©s dum espĂrito profĂ©tico, mudou seu nome para Yehoshua ou JosuĂ©, que significa aquele que deve salvar, ou a salvação de JeovĂĄ; referindo-se, Ă© claro, ao seu ser, como um instrumento de Deus em salvar o povo das mĂŁos de seus inimigos e conduzi-los, como de vitĂłria em vitĂłria sobre todas as diferentes naçÔes Cananitas, atĂ© que Deus colocasse-os na posse da terra prometida. Sobre a mudança e o significado do nome de JosuĂ©, veja (NĂșmeros 13.8,16). Por Septuaginta ele Ă© chamado Jesus, filho de Nave, Jesus Naue: e no novo testamento ele Ă© expressamente chamado de Jesus; Ver (Atos 7.45; Hebreus 4.8). JosuĂ© foi denominado servo de MoisĂ©s, como ele parece ter agido Ă s vezes, como seu secretĂĄrio (discĂpulo), Ă s vezes, como seu auxiliar de campo e, Ă s vezes, ainda como o general do exĂ©rcito. Muito cedo foi nomeado para ser o sucessor de MoisĂ©s, conforme se lĂȘ em (Ăxodo 17.14); e sob a instrução deste grande mestre, ele tornou-se totalmente qualificado para um cargo de tamanha importĂąncia. JosuĂ© era um homem bom e piedoso, e Deus o honrou de forma mui extraordinĂĄria, como a continuação da prĂłpria histĂłria faz comprovar tĂŁo amplamente. Pelo conteĂșdo dos livros anteriores, parece que JosuĂ© ficou preso a MoisĂ©s logo apĂłs o ĂȘxodo do Egito; nĂŁo dĂĄ para omitir, isto posto que, ele ficou preso a MoisĂ©s, atravĂ©s da mais alta estima e admiração; sendo assim, JosuĂ© detinha o comando inicial do exĂ©rcito israelita, quando, enfim, foi-lhe confidenciado a guerra com os Amalequitas; tambĂ©m, acompanhado de seu mestre para o monte Sinai (Horebe), quando JosuĂ©, acompanhando-o, subiu para receber a lei de Deus. Portanto, estas foram as mais altas comendas e honras que ele possivelmente poderia ter recebido, durante o tempo de vida de MoisĂ©s. Existe divisĂŁo crĂtica quanto Ă autoria do livro Alguns argumentam e, negam a JosuĂ©, a autoria, jĂĄ que sĂŁo nomes e operaçÔes em que nĂŁo existia, atĂ© serem considerados depois da hora de JosuĂ©. A conta que se tem, Ă© que, (JosuĂ© 4.9), das doze pedras criadas por JosuĂ© no meio do rio JordĂŁo, permanecendo atĂ© os dias atuais, parece provar que o livro, pelo menos em parte deste versĂculo, nĂŁo tinha sido escrito, atĂ© depois da hora do JosuĂ©; o mesmo pode ser dito da conta de Ai, que JosuĂ© fez um altar para sempre, senĂŁo mesmo uma desolação, atĂ© os dias atuais, (JosuĂ© 8.28), de que trata como uma prova, no entanto, que o livro nĂŁo foi escrito apĂłs o tempo dos reis, como Ai subsistiu apĂłs o retorno do cativeiro. (Cf. Esdras 2.28) Os homens de Beth-el e AI, duzentos e vinte e trĂȘs. SupĂ”e-se ainda tambĂ©m, que a relação do casamento de Acsa, filha de Calebe, com Otniel, filho de Quenaz, necessariamente pertence Ă Ă©poca dos juĂzes; (JosuĂ© 15.16-19); como tambĂ©m a conta da captura de Leshem pelo Danitas (JosuĂ© 19.47), em comparação com (JuĂzes 18.7, 29). Pelo que hĂĄ estreita relação, (JosuĂ© 15.63), sobre os jebuseus em habitando com os filhos de JudĂĄ em JerusalĂ©m, atĂ© este dia, certamente que deve ter sido escrito bem anterior Ă Ă©poca de Davi;